A cada ano, a globalização nos apresenta desafios os quais não somos orientados a desenvolver habilidades suficientes para poder superar. A escola, com método “decoreba” e com conteúdos fora da realidade está ficando para trás. Pensando nisso e almejando a formação de cidadãos aptos a enfrentar os obstáculos do presente e do futuro, foi criado o STEAM, um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics. É uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
O Ensino Médio Prosperar foi à fonte e trouxe para Anápolis esse método instigador - aplicado nas melhores escolas do Brasil e do mundo - de desenvolver, com conteúdo e prática, informações em conhecimento. Imagine um aluno do 1º ano com pensamento crítico para a resolução de problemas e comunicando de forma efetiva e colaborativa. Visualize um aluno do 2º ano que tenha flexibilidade e adaptabilidade a situações distintas, contribuindo para a resolução. Projete um aluno de 3º que esteja mais do que preparado para o ENEM, mas que vá além, com habilidades sociais e culturais que o direcionará a lidar com diferentes situações, inserindo-se na sociedade. Essas são algumas das respostas encontradas com o STEAM e que são básicas ao novo aluno do Ensino Médio.
Com as mudanças na Base Nacional Comum Curricular, com itinerários de áreas de conhecimento e projeções de mudança nos processos seletivos das universidades, aqueles que souberem adaptar-se terão vantagens em relação ao mercado de trabalho competitivo e seletivo. Essa é a principal meta do Ensino Médio Prosperar, preparar alunos para alçar voos de forma independente, responsável e cidadã.
Comments