top of page

Por mais filmes nas escolas

Writer: Ensino Médio ProsperarEnsino Médio Prosperar

O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1912, e que foi apenas publicado em 1923. Por conter todas formas de arte anteriores, a cinematografia revelou ao mundo uma forma de imersão capaz de transcender o espaço físico e de captar a atenção do espectador. E por que não utilizar essa importante ferramenta de forma didática?


Com a popularização das plataformas de streaming (Netflix, Prime Vídeo e Disney +), os títulos dos filmes foram popularizados e a praticidade de escolha propiciou o contato com obras que dificilmente estariam disponíveis nas salas de cinema. Da mesma forma, alunos e professores puderam compartilhar facilmente filmes e discutir os assuntos abordados nos livros e nas atividades de avaliação.


Esse processo era comum quando as escolas, como forma de incentivo à cultura, levavam os alunos às salas de cinema. Após a exibição, os estudantes eram cobrados a responder questionários pontuais sobre personagens, enredos e cenários. Essa era uma abordagem passiva: assistir primeiro para testar os conhecimentos depois. Hoje, os educadores podem, no meio da explanação em sala de aula, informar aos alunos que aquele conteúdo específico é retratado de forma lúdica e imersiva na obra A ou B. São títulos biográficos, outros que narram fatos históricos, outros que simulam catástrofes mundiais evitáveis, simulacros da vida real capazes de fazer com que o estudante envolva-se com o conteúdo.


Nessa mimese (imitação), professor, aluno e escola conseguem compartilhar das mesmas experiências, emoções e ideias. O mestre com as seleções e as orientações, o aluno com a abertura para assistir sem resistências e a escola com sinergia e resultados surpreendentes. Esse assunto, que inclusive já foi tema de redação do ENEM em 2019 (Democratização do acesso ao cinema no Brasil), precisa ser refletido também pelos pais e responsáveis, afinal, além de ser um momento de descontração e de lazer, é também um momento de participação da educação e da vida do filho.

 
 
 

Коментарі


bottom of page